- Home
- Notícias
Vivência Profissional – Nova modalidade do Estágio Supervisionado do SENAI
Curso criado para possibilitar o aluno dos cursos do SENAI-SP (CAI- Aprendizagem Industrial, FIC – Formação Continuada e CT- Cursos Técnicos) realizar um estágio profissional vinculado a sua área de formação.
O estágio profissional, com duração mínima de 400 horas, tem por objetivo propiciar a complementação da aprendizagem e a integração do aluno no mercado de trabalho, colocando-o em contato direto com o ambiente de trabalho e com os mais diversos problemas técnicos. A supervisão é feita no próprio local de trabalho por Técnicos do SENAI.
O estágio tem as seguintes vantagens:
Para o aluno
Possibilita a integração entre a Escola e o mercado de trabalho, colocando-o em convívio com situações-problemas, possibilitando a melhoria do aprendizado e a inserção nos meios profissionais e empresariais.
Para a Empresa
Descobrir jovens talentos. Uma oportunidade de avaliar e preparar o estudante que poderá tornar-se um futuro profissional de empresa, sem necessidade de um longo período de adaptação ao trabalho.
Para a Escola
Oportunidade de ampliar o intercâmbio entre Escola-Empresa e obter subsídios para organização curricular e conteúdos programáticos do Curso Técnico, colaborando para atender às empresas na formação de profissionais.
Como Contratar
A Escola SENAI 'Shunji Nishimura" dispõe de Coordenador de Estágios para divulgação de vagas, orientação a empresas e alunos, sem nenhum ônus.
O estagiário pode ser contratado, sem vínculo empregatício de qualquer natureza, por meio de Termo de Compromisso de Estágio celebrado entre a Empresa, o Estudante e a Instituição de Ensino.
Além da carga horária mínima da prática profissional, o aluno deve realizar uma disciplina oferecida na modalidade EAD de Fundamentação Teórica e Instrumentalização para a Prática Profissional (ensino à distância), assim que confirmada sua matrícula, com duração de 80h.
CARGA HORÁRIA (por lei, máximo de 6h por dia ou 30h por semana)
- Estágio concomitante (realizado junto com o curso):
Mínimo: 400h;
Máxima: até o último dia de curso.
- Estágio após concluir o curso:
Mínimo: 400h;
Máximo: 1500h.
* O aluno só poderá dar início no estágio de Vivência Profissional quando tiver o contrato assinado pela empresa e pela escola, além da matrícula no seguro de vida.
* O aluno de posse do contrato assinado pela empresa deverá dirigir-se à Escola para a assinatura do contrato e receber orientações.
DOCUMENTOS PARA CONSULTA/DOWNLOAD:
Antes de iniciar o estágio do curso de Vivência Profissional:
Para concluir o estágio do curso de Vivência Profissional: