Sobre o Curso

ÁREA
Eletrônica

CARGA HORÁRIA
280 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Shunji Nishimura"
AV FUNDAÇÃO SHUNJI NISHIMURA , 605 - Distrito Industrial Jairo Antonio Zambon | Pompéia CEP: 17586-200

TELEFONE
14 3405-1550

E-MAIL
secretaria928@sp.senai.br

TURMA(S)

VALOR
Gratuito

Resumo

O curso de Qualificação Profissional de Reparador de Circuitos Eletrônicos tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas a princípios e leis que regem o funcionamento e a reparação de circuitos eletrônicos ? por meio de instrumentos, ferramentas, procedimentos e métodos ? de acordo com normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos de idade.
O aluno deverá ter completado a 6ª série/ano do Nível Fundamental.

turmas disponíveis

Programação do Curso


Identificar o funcionamento de componentes discretos em corrente continua
Identificar o funcionamento dos semicondutores em corrente contínua
Medir tensão elétrica
Medir resistência elétrica
Medir corrente elétrica
Associar componentes de forma série, paralela e mista, realizando montagem de circuitos em simuladores e circuitos físicos
Realizar teste de funcionamento na montagem dos circuitos
Detectar defeitos em placa de circuito impresso por meio de inspeção visual do circuito
Identificar os tipos de transformadores, bem como suas relações de transformação
Diferenciar comportamento de sinal continuo e sinal alternado, utilizando osciloscópio
Analisar parâmetros da forma de onda, considerando:
.Forma (quadrado, triangular, senoidal e pulsante)
.Amplitude
.Período
Desenvolver diagramas de circuitos eletrônicos utilizando simuladores, considerando:
.Desenho de esquema eletrônico
.Edição de circuito
.Simulação com instrumentos virtuais
.Leiaute
Associar componentes de forma série, paralela e mista realizando montagem de circuitos reativos em simuladores físicos
Desenvolver o circuito retificador (meia onda e onda completa) utilizando componentes discretos
Analisar o comportamento do transistor, como chave e amplificador, através da polarização
Analisar o comportamento do amplificador operacional como: inversor, somador, subtrator, comparador e filtros
Desenvolver circuitos reguladores de tensão
Desenvolver circuitos osciladores de tensão
Inserir componentes eletrônicos em placas do tipo PTH e SMD, utilizando estações de solda
Substituir componentes eletrônicos em placas do tipo PTH e SMD, utilizando estações de solda
Realizar conversão entre sistemas de numeração
.Decimal
.Binário
.Hexadecimal
Montar circuito combinacionais com portas lógicas, através de simuladores e circuitos físicos, considerando:
.Simplificação de funções lógicas
.Circuitos aritméticos
.Comparadores de amplitude
.Codificadores e decodificadores
.Multiplexadores e demultiplexadores
Montar circuitos sequenciais, através de simuladores e circuitos físicos, considerando os seguintes dispositivos:
.Flip-Flop
.Multivibradores
.Registradores de deslocamento
.Contadores
.Conversores A/D e D/A
Identificar arquitetura do microcontrolador
Realizar montagem de circuitos, com microcontrolador, por meio de simuladores analisando a sequência lógica de programação
Realizar montagem de circuitos físicos, com microcontrolador.
Tabela ?ASCII?
Utilizar manuais e catálogos técnicos
Detectar defeitos de funcionamento, em circuitos combinacionais e sequenciais
Aplicar normas de segurança e saúde no trabalho e de proteção ao meio ambiente
Demonstrar pensamento analítico
Demonstra raciocínio lógico
Demonstrar autogestão
Trabalhar em equipe
Demonstrar atenção a detalhes
Demonstrar organização