ÁREA
Informática
CARGA HORÁRIA
3300 horas
PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição
UNIDADE
Escola Senai "Shunji Nishimura"
AV FUNDAÇÃO SHUNJI NISHIMURA , 605 - Distrito Industrial Jairo Antonio Zambon | Pompéia CEP: 17586-200
TELEFONE
14 3405-1550
E-MAIL
secretaria928@sp.senai.br
TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo
VALOR
Gratuito
Resumo
O Curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas Integrado ao Ensino Médio tem por objetivos:
1. Habilitar profissionais para analisar requisitos funcionais e não funcionais de produtos, desenvolver e testar sistemas de software, de acordo com as especificações do projeto, considerando as boas práticas do mercado de tecnologia da informação e as necessidades do usuário.
2. Desenvolver nos estudantes as competências relativas às finalidades do Ensino Médio previstas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Requisito
turmas disponíveis
Programação do Curso
FUNDAMENTOS DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO
Linguagem de programação, Lógica de programação orientada a objeto, Programação Orientada a Objetos, Ambiente de desenvolvimento, Gerenciamento de dependências, Manipulação de arquivos, Controle de versões
SISTEMAS OPERACIONAIS
Arquitetura dos sistemas operacionais, Sistema operacional código fechado, Sistemas operacional código aberto, Editor de texto, Planilha eletrônica.
HARDWARE E REDES
Hardware, Sistemas numéricos; Arquitetura; Instalação de sistemas operacionais; Instalação e configuração de drivers e aplicativos dos periféricos; Testes de funcionamento, Redes de computadores; Tipos; Topologia; Protocolo; Equipamentos ativos e passivos de redes; Meios físicos de transmissão de dados; Meios sem fio de transmissão de dados; Segurança de Redes; Firewall; Serviços de redes; Unidades e pastas em rede.
LINGUAGEM DE MARCAÇÃO
Linguagens de marcação, World wide web (www), Leiautes de tela, HTML, Estilização de páginas, Imagens.
PROGRAMAÇÃO WEB FRONT-END
JavaScript, DOM (Document object model); Orientação a Objetos (OO); API; Canvas; Requisições assíncronas; Web storage; Webpack, Design Responsivo, Frameworks, Acessibilidade, Web Apps, User experience (UX) design.
BANCO DE DADOS
Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), Modelo relacional; DCL (data control language); DDL (data definition language); Migração de dados; DML (data manipulation language); Operadores; Funções; Agrupamento de dados (GROUP BY); União de dados (UNION); Associação de tabelas; Subconsultas; TCL (transaction control language); VIEW; STORED PROCEDURE; FUNCTION; TRIGGERS; EVENT.
PROGRAMAÇÃO WEB BACK-END
Ambiente de desenvolvimento web, Padrão de desenvolvimento MVC, Frameworks, Persistência de dados, Web Services, Publicação do web site.
INTERFACES PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
Dispositivos móveis, Criação de interface, Recursos de hardware.
PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS
APIs: Mapa e localização, Persistência de dados em dispositivos móveis, Consumo de RESTfull web servisse, Publicação do aplicativo.
REQUISITOS E MODELAGEM DE SOFTWARE
Requisitos, Levantamento de Requisitos, Gerenciamento de Requisitos, UML (Unified Modeling Language, Documentação de Requisitos.
TESTES DE SOFTWARE
Testes, Planejamento de testes, Execução de testes.
PROJETOS
Qualidade de software, Metodologias de desenvolvimento, Metodologia de gerenciamento de projeto, Apresentação do projeto.