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TRANSFORMAÇÃO:
ARQUITETURA PEDAGÓGICA DO SENAI-SP PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Experiências pedagógicas inovadoras abrem caminho para a construção de grandes projetos educacionais quando pressupõem ousadia, salto de qualidade, ruptura de paradigmas e avanço sistêmico. São ideias geradoras de recursos de aprendizagem que impulsionam os novos tempos.
Em mais de sete décadas de existência, o Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial – SENAI cristalizou, em sala de aula, sua marca registrada de educação profissional e de formação para a vida: o “aprender fazendo”. Trata-se de um farol da instituição.
Enquanto desenvolvia o modelo pedagógico e afinava a proposta metodológica, a equipe do SENAI estudava vários cenários para implementar o projeto-piloto do Ensino Médio. Por alguns fatores conjunturais e questões de conveniência ligadas à própria instituição, decantou-se em Pompeia, município do interior do estado de São Paulo, na qual o SENAI já desenvolvia um trabalho profícuo e tinha estabelecido importantes relações.
A parceria com a FSNT - Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia teve papel preponderante na escolha, inclusive porque os valores do SENAI desde sua criação sempre se identificaram com os valores da própria FSNT. Criada em 1979 pelo fundador da empresa Jacto a FSNT fomenta no município outras atividades na área educacional de Pompeia. A propriedade onde estão instalados os cursos do SENAI “Shunji Nishimura” na cidade de Pompeia revela ambientes propícios ao aprendizado, com vasta área verde e espaços planejados.
Em contrapartida à estrutura física, O SENAI entrou com os recursos humanos que sempre caracterizaram a instituição e com a metodologia inovadora para o ensino médio, que estimula habilidades, competências e a autonomia dos alunos.
A Metodologia por competências que já era desenvolvida no SENAI na Educação Profissional inspirou essa metodologia inovadora para o Ensino Médio, agregando outros conceitos de educação, especialmente conceitos do Profound Learning. Os parâmetros curriculares nacionais foram base para a construção das capacidades e conhecimentos que dão suporte a essas competências.
O desenvolvimento das capacidades e das competências acorrem por meio de “Jornadas”, que são desenvolvidas sempre de maneira transdisciplinar, pois é através das “Jornadas” que os alunos começam a fazer as relações e percebem que as competências, as capacidades e os conhecimentos trabalhados se relacionam nas diversas áreas do conhecimento.
Para que tudo isso funcione na prática, existe muito planejamento e um delineamento cristalino da estratégia. Os professores estão sempre muito próximos aos alunos, existem encontros semanais para alinhamento de expectativas, compreensão das dificuldades e oportunidades de aprendizado, esses encontros são chamados de Núcleo Articulador. O Núcleo Articulador também é uma oportunidade para o professor ter um feedback dos alunos.
Todo o processo é visualizado com clareza por todos os atores do processo (alunos, professores, gestores da escola, pais e responsáveis) por meio da plataforma de inteligência EDUCAR que é um facilitador do processo de ensino e aprendizagem, ele apresenta de forma estruturada as atividades que devem ser desenvolvidas e o aluno tem a independência de escolher quais atividades e em que momento vai fazê-las. O aluno pode ainda, se auto avaliar no momento em que se sentir mais confortável diante de uma atividade.
As atividades desenvolvidas pelos alunos são sempre realizadas em grupo, o que propicia o aprimoramento da capacidade de trabalhar em equipe, tolerar a opinião do outro e de se comunicar. Os alunos sentam em uma mesa, com pelo menos mais outros três alunos, ele obrigatoriamente tem de conversar com os colegas em algum momento, seja para tirar dúvidas com os próprios colegas, poder ajudar um dos colegas ou realizar conjuntamente uma das atividades propostas.
Venha conhecer este projeto e saiba como esse tipo de parceria pode transformar a nossa sociedade!